quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Definições e nomenclatura Bonsai por Eduardo Mizuno.

Eduardo Mizuno, mestre e professor universitário de biologia, hoje aos 49 anos, representa uma respeitável geração do bonsai no Brasil que teve contato com os grandes mestres além de pertencer a uma das primeiras e mais tradicionais famílias que trouxeram a arte e a difundiu por aqui. Filho do saudoso e falecido mestre Jiro Mizuno e da sra. Junca Mizuno além de ser irmão da Cecília Mizuno, Eduardo começou muito cedo coletando inicialmente ramos podados pelo seu pai e plantando-os afim de obter suas próprias mudas a serem conduzidas.
Hoje,  a família mantém um comércio próprio de plantas e produtos da arte em São Paulo, possui o site: www.bonsaimizuno.com.br
que traz uma série de ferramentas, vasos e plantas;
Ministra cursos do mais básico ao nível mais especializado e é uma das organizadoras e expositoras da exposição de bonsais no Jd. Botânico de SP que já conta com sua 42 edição e que é de âmbito semestral.
Quando procurado por mim, o mestre Eduardo autorizou a publicação do presente material ao nosso blog. Obrigado professor, desejo em nome dos leitores, muita prosperidade e as bênçãos de Deus.
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Os elementos estéticos de um bonsai.
A primeira lição em um curso de bonsai não deveria ser de poda nem de aramação. Deveria ser de observação.
No Japão, se diz que para fazer um bonsai, primeiro é preciso conversar com a planta, ou seja, tentar ouvir ou entender o que ela tem para oferecer.
Abaixo, listo algumas partes importantes para analisar em um bonsai e dizer se ele tem qualidade ou
não.

Nebari: É o enraizamento superficial. Devemos evitar raízes cruzando e raízes enroladas. Pode ser homogêneo, forte e radial, nos estilos eretos e vassoura. Pode ser mais forte de um lado que do outro, até em gancho, nos estilos caídos, shakan, kengai, fukinagashi. e outras formas que o combinem com o estilo do tronco e da copa.

Tachiagari: é a parte inicial do tronco, que vai do nebari até o primeiro galho. É aí que o bonsai vai apresentar toda a sua força. Bonsai de tachiagari grossos são plantas fortes e seculares. Bonsai de tachiagari sinuosos, já sofreram muito nessa vida.

Edajun: é a sequência dos galhos, a partir do primeiro galho (ichi-no-eda). Nos estilos mais formais e eretos, os galhos mais baixos devem ser mais grossos, mais longos e mais espaçados em relação aos galhos de cima (quanto mais altos, mais finos, curtos e próximos entre si). É importante lembrar de manter galhos atrás, para dar profundidade e evitar galhos frontais na parte de baixo.


Kikieda: É o galho "forte" da planta. Muitas vezes é o primeiro (ichi-no-eda), mas não obrigatoriamente. É o ponto focal principal entre os galhos, aquele que chama mais a atenção.
Primeiro galho no estilo semi cascata. Note o vigor e a forma decisiva deste no conjunto.

Kokejun: É o afilamento do tronco, que no Brasil ficou sendo conhecido por conicidade. Um tronco não deve ter a mesma grossura em toda a sua extensão, nem ser mais grosso em cima do que em baixo (conicidade invertida)

Triangulação: excetuando alguns estilos, em geral as copas apresentam a parte mais alta mais estreita em relação à parte de baixo. Não é para formar um triângulo perfeito, apenas dar uma noção
de triangulação.

Atama: a cabeça da planta, região da ponteira, é a região mais difícil de definir no bonsai. Existem várias técnicas, para diferentes espécies e estilos. Em geral, eu faço a ponteira como uma miniatura do resto da copa, ou seja, definindo raminhos cada vez menores.


Vaso: o vaso deve compor com a planta em formato e cor. A regra geral é: o vaso tem que ser um complemento da planta e nunca competir visualmente com ela. Existem regras teóricas sobre as dimensões do vaso em relação à planta, mas nem sempre podem ser aplicadas, principalmente em espécies tropicais. Use o bom senso. 

Antes de começar a trabalhar uma planta, observe esses aspectos e veja qual é a melhor forma a se dar para ela, como bonsai.
Metade dessas informações adquiri de Jiro Mizuno, meu pai e primeiro mestre e o restante do grande mestre Massaru Takeshima de Londrina.


Imagens: internet.

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